8 principais dilemas do planejamento do casamento – com respostas!

Planejar um casamento pode ser um dos momentos mais especiais em sua jornada rumo ao altar. Declarar seu amor diante de seus entes queridos em uma grande celebração parece ser algo relativamente simples. No entanto, não importa o quão discreta seja a festa, ou o quão tranquilo sejam os noivos, sempre surgem dilemas que nos fazem pensar “E agora?”.

A boa notícia é que o dilema que você está enfrentando provavelmente já foi vivido por muitos outros casais antes de você. A notícia ainda mais animadora é que estamos aqui para ajudar. Diariamente, recebemos e-mails com dúvidas, e as questões a seguir representam as perguntas mais comuns que nos chegam. Por isso, resolvemos os 10 principais desafios que noivos e noivas costumam enfrentar. Não é preciso agradecer… apenas tenha um dia maravilhoso!

01) Convidei muitas pessoas para o meu casamento… e agora?

Quando você elaborou sua lista de convidados, talvez tenha suposto que uma certa parcela de pessoas não poderia comparecer ao seu convite. No entanto, surpreendentemente, isso não se concretizou. Antes de deixar o desespero tomar conta, respire profundamente. Agora, os dois principais desafios que você está encarando envolvem a capacidade do local e o orçamento.

  • Se o problema estiver relacionado à capacidade, recomenda-se entrar em contato com o local da recepção (e também com o fornecedor, se aplicável!) para verificar a possibilidade de acomodar convidados extras durante o jantar. Os locais e fornecedores provavelmente já se depararam com essa situação antes, então tendem a ter algumas soluções criativas para oferecer. Isso pode envolver reconfigurar as mesas no salão de jantar, ajustar o layout do espaço (talvez seja o momento de reconsiderar a área dos doces!), montar mesas em uma sala adicional, transferir a pista de dança para outro local ou até mesmo contratar uma tenda.
  • Se o orçamento estiver se tornando um desafio, você pode considerar a possibilidade de conseguir recursos adicionais para acrescentar ou então, reajustar o próprio orçamento fazendo cortes em outras áreas.

    Nesta fase avançada do planejamento de casamento, quando os fornecedores já estão contratados e os depósitos foram pagos, as oportunidades de economia podem se tornar escassas. Portanto, sugerimos que você comece avaliando a categoria de alimentação e bebida. O local ou fornecedor pode permitir que você elimine extras como aperitivos, lanches noturnos, brindes com champanhe ou open bar, ou ainda optar por uma alternativa de refeição mais econômica, como um buffet.

2) Devo convidar minha mãe para a festa de despedida de solteira ? E a sogra? E onde entram as tias?

A decisão de quem convidar para a sua despedida de solteira depende de uma série de variáveis distintas, que vão desde o destino e as atividades planejadas, até o clima de celebração que você deseja estabelecer para a ocasião.

Sua decisão também leva em consideração a vontade delas: será que estão dispostas a se divertir na pista de dança e se arriscar com shots, ou será que prefeririam se retirar e ir para a cama cedo? A regra principal, é claro, é convidá-las apenas se você realmente desejar. Você não deve sentir-se obrigada a convidá-las, e, com sorte, elas compreenderão a sua escolha.

3) Tenho que convidar os filhos dos convidados para o meu casamento?

A decisão de convidar os filhos dos convidados depende do estilo do casamento. Se for uma cerimônia formal, é comum não incluir crianças. No entanto, se o casamento for mais informal, você pode considerar acomodações para crianças, como uma área para brincadeiras ou um serviço de babá.

FOTO DE BALL PHOTO CO 

4) Devo convidar meus colegas de trabalho para meu casamento?

Normalmente, você pode chegar a uma decisão simples fazendo a seguinte pergunta: você costuma passar tempo com seus colegas de trabalho fora do ambiente de trabalho? Se sim, é mais fácil incluí-los na mesma categoria dos seus amigos que não são colegas de trabalho ao criar sua lista de convidados. A partir daí, você pode tomar decisões com base na proximidade dos relacionamentos.

No entanto, é importante lembrar que as amizades no ambiente de trabalho podem parecer mais significativas do que as fora do trabalho, devido à frequência dos encontros. Caso esteja enfrentando dificuldades para tomar essas decisões, questione-se sobre o que aconteceria se você deixasse o seu emprego – você ainda gostaria de manter contato com seus colegas de trabalho todas as semanas?

Considere o tamanho do seu casamento:

Um casamento de pequeno porte oferece uma oportunidade para convidar colegas, especialmente se você estiver planejando uma celebração íntima. A maioria das pessoas entenderá que o espaço é limitado e não ficará magoada ou ofendida se não receber um convite. Em geral, considera-se que casamentos com menos de 100 convidados são pequenos ou íntimos, portanto, não hesite em usar a frase “estamos tendo um casamento pequeno” se o número de convidados estiver próximo dessa marca.

5) Como pedir dinheiro como presente de casamento?

Alguns convidados podem achar seu pedido um pouco ofensivo, pois podem gostar da ideia de escolher eles próprios um presente atencioso. Enquanto outros ficarão aliviados por não terem que passar horas procurando um presente adequado.

Exemplos de frases para o convite (ou site de casamento):

  • O mais importante para nós é que você possa comemorar conosco no dia do nosso casamento. No entanto, se desejar dar um presente, aceitaremos com gratidão uma pequena contribuição para a nossa lua de mel. 
  • Temos muita sorte de ter amor, risadas e uma casa cheia de móveis, então se você quiser nos ajudar a comemorar com um presente, criamos um fundo de lua de mel em (detalhes aqui – pix, depósito).
  • Presentes em dinheiro  são bem-vindos se você quiser contribuir para nossa lua de mel. Mas a sua presença no dia é o que há de mais importante para nós!

6) Devo pagar a hospedagem da festa de casamento?

Como regra geral, não se espera que o casal arque com os custos de acomodação de seus convidados. Portanto, desde que haja opções de acomodação razoavelmente acessíveis disponíveis, seja no próprio local do evento ou nas proximidades, geralmente não é necessário oferecer-se para cobrir esses custos.

Embora seja um gesto adorável oferecer o pagamento da acomodação dos convidados em um casamento de destino, a maioria dos convidados que optam por participar de um evento desse tipo já esperam arcar com os custos de seus voos e acomodação. No entanto, devido ao fato de que os casamentos em outros lugares tendem a representar um investimento significativo para os convidados, alguns casais procuram ser generosos em outras áreas, como bebidas, comida, entretenimento ou até mesmo o transporte para o aeroporto. Dessa forma, buscam garantir que a experiência de seus convidados seja memorável e gratificante, apesar dos gastos associados a esse tipo de casamento.

Ah! Algo legal a se fazer também, é verificar com hotéis próximos do local do casamento e negociar previamente descontos para seus convidados. Depois, pode sugerir as opções no site do casamento.

7) O que fazer em relação à menstruação no dia do casamento?

  • Escolher uma data fora do período menstrual: Essa pode parecer uma solução óbvia, mas é surpreendente quantas pessoas esquecem de levar em consideração o ciclo menstrual ao definir a data do casamento. Afinal, quantas vezes já reservamos férias de verão, apenas para perceber que coincidem com o nosso período?
  • Adiar a menstruação de forma segura para o seu casamento: Se não houver como contornar a data da sua menstruação, por exemplo, se o local dos seus sonhos estiver reservado nas datas ideais, ainda existem outras opções. É possível adiar o ciclo menstrual por meio de métodos anticoncepcionais hormonais, como pílula. Se você está pensando em usar métodos anticoncepcionais para alterar seu ciclo menstrual, é importante consultar primeiro seu médico. Se você ainda não estiver usando, eles recomendarão a opção que melhor se adapta a você.

8) Devo dar gorjeta aos meus fornecedores de casamento?

Em poucas palavras, não!

Realizamos uma pesquisa no Instagram Stories e 82% dos participantes responderam que não é necessário dar gorjeta aos fornecedores de casamento. Além disso, alguns fornecedores de casamentos contataram-nos para afirmar que não há expectativa de gorjeta.

Você tem mais perguntas e dilemas? Deixe nos comentários para trazermos num próximo post! 💗👰

Fonte: onefabday

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima